No vasto universo do rap português, onde muitas vezes o mainstream domina as atenções, Cave da Base emerge como uma plataforma essencial para dar voz ao underground. Criado por  João Pestana, um verdadeiro apaixonado pela cultura hip-hop, este podcast não só explora as camadas mais profundas e autênticas do movimento, mas também oferece um espaço livre para que artistas independentes partilhem as suas histórias, projetos e visões. Combina entrevistas genuínas e uma curadoria musical cuidadosa, o Cave da Base tem conquistado uma legião de ouvintes dedicados que valorizam a essência crua e verdadeira do rap underground em Portugal.

Wise Wave: O “Cave da Base” já conquistou uma legião de ouvintes dedicados ao underground do rap português. Gostava de começar por perguntar: como surgiu a ideia para o podcast e o que te motivou a focar-te no rap mais “subterrâneo”?
Pestana :Eu sou de Almada e eventualmente conheci o Jesus e a Rádio Ophelia. Eventualmente fui morar com ele e a certo ponto pensei, porque não? Sempre me considerei um bom comunicador, conheço muita gente no underground e quero sempre de todas as formas que posso contribuir para a cultura do under. Não havia nenhum programa dedicado totalmente á cultura logo havia espaço e o Jesus deu-me a plataforma para fazer um programa á minha maneira.
Wise Wave:É interessante ver como o Cave da Base mergulha nas camadas mais profundas do rap, algo que nem sempre tem a visibilidade que merece.Como é o teu processo de seleção dos artistas e temas para o programa? O que te chama mais a atenção na hora de escolher quem convidar?
João Pestana: Como sou parte integrante do movimento muita parte acaba por ser do que eu vou sabendo. Tento convidar artista quando lançam um projeto de forma a cobrir esse lançamento e a carreira do artista. No entanto admito que para os programas em que passo apenas música e não tenho entrevista muitas vezes recorro ao blogue do apalavrado para estar a também a par de novidades principalmente do pessoal que não conheço. A seguir passa pelo meu processo de seleção e passo a música no programa. Para as entrevistas para além do artista ter lançamentos, tento convidar pessoas que podem trazer algum input único ao programa.
 
Foto da autoria de @pedrofotovio
Foto da autoria de @pedrofotovio
Wise Wave: E tens também a parceria com a Rádio Ophelia, que já é uma referência no mundo dos podcasts online. Como surgiu essa colaboração e de que forma a plataforma enriquece o conteúdo que apresentas?
Pestana: A Rádio Ophelia da me total liberdade criativa para abordar o programa da maneira que eu quero é isso é muito importante para mim. Além disso , podemos fazer entrevistas em estúdio o que acrescenta outro dinamismo. A maioria dos programas em estúdio são momentos em que estamos a falar do que gostamos mas também em amena cavaqueira e essa também é a natureza do programa.
Wise Wave: Para quem ouve o “Cave da Base”, nota-se que há uma grande autenticidade na forma como os temas são tratados. Como consegues manter essa crueza e, ao mesmo tempo, oferecer uma análise profunda da cultura hip-hop?
Pestana: Sou super honesto, faço as perguntas que acho importantes independentemente do politicamente correto. O cave da base ao estar presente numa rádio independente tem a liberdade de poder ter uma estrutura totalmente livre logo a maioria das entrevistas apesar de ter um guião, pende para onde quer que tenha de pender. acho que dar essa liberdade aos entrevistados de poderem falar á vontade e sem barreiras é o que permite que a conversa seja crua como necessário. Os aspetos mais técnicos tento cobrir em perguntas que levo comigo de forma a não perder também essa dimensão de análise que referiste.
Foto da autoria de @pedrofotovio
Wise Wave: Como já tens alguns episódios disponíveis no Mixcloud e Spotify, gostava de saber: que tipo de feedback tens recebido dos ouvintes? Existe algum episódio ou momento que tenha causado maior impacto até agora?
Pestana: Sim, já recebemos feedbacks positivos e o programa quando é ao vivo é acompanhado no discord da rádio ophelia pela comunidade que também enriquece bastante cada programa. O programa que até agora foi mais aclamado foi definitivamente o do Apalavrado já que havia bastantes pessoas curiosas sobre a forma que ele organizava o seu blogue e conhecia tantas pessoas diferentes no universo do hip hop.
Wise Wave: O rap underground em Portugal tem os seus próprios heróis, como mencionas no programa. Quem são alguns desses artistas que mais te marcaram ou que te inspiraram ao longo da tua jornada?
Pestana: A malta que está mais próxima de mim ajuda me bastante e essas são as pessoas que merecem destaque . O Geta fez o genérico , está sempre pronto para vir dar a sua pedra e aparece em quando todos os programas em estúdio. o mesmo posso dizer por exemplo do Uno , do Crate Diggs e do Ray DLC. Todos eles entre outros, já me ajudaram e estiveram presentes a contribuir no programa logo um grande obrigado.
Wise Wave: Além de seres o host do Cave da Base, também és rapper. Como é que a tua experiência como artista influenciou a criação e a condução do podcast? Sentes que essa vivência te permite ter uma perspectiva diferente quando entrevistas outros rappers e analisam o panorama do rap underground?
Pestana: Sim, de facto sinto que posso fazer as perguntas duma perspectiva diferente e mais inteirada devido a minha experiência ser similar à  maioria das pessoas que eu entrevisto. O underground como movimento acaba por ser quase como uma ervilha logo passamos todos por situações parecidas . Dessa forma sinto que posso fazer perguntas mais técnicas e criar quase um programa para rappers feito por rappers, logo a falar do que interessa.
Wise Wave: Para terminar, o que podemos esperar dos próximos episódios do Cave da Base? Tens algum objetivo específico ou sonhos para o futuro do programa?
Pestana: Vamos continuar a partilhar novidades , ter convidados e com o apoio da Rádio Ophelia , fazer também programas em sítios diferentes e inovar. A longo prazo gostava também de tirar o Cave da Base da caixa do programa e abordar o underground por outros meios na sempre com o mesmo selo de qualidade.

Para saberem mais sobre a Cave da Base, sigam nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *