O grupo Marélios nasceu de um grupo de amigos que faziam em off o que agora realizam em stream. A ideia surgiu dessa dinâmica, criando um espaço único para comentar batalhas de rap com humor, pedagogia e honestidade. O nome e o número “1” dos Marélios mantêm-se um mistério, mas o grupo distingue-se pela sua abordagem irreverente e genuína no universo do battle rap.
Wise Wave: Como surgiu a ideia de criar os Marélios e qual foi a inspiração por trás do projeto e o porquê do nome escolhido?
Marélios: Inicialmente somos apenas um grupo de amigos, que fazia o que faz em stream, em off, no discord, então a ideia surgiu daí. O nome é segredo, assim como o número 1 dos Marélios também.
Wise Wave: Quais são os principais objetivos do Marélios ao comentar batalhas?
Marélios: Fazer conteúdo diferente do que existe, sendo funny,pedagógico e, às vezes, assertivo também.
Battlerap tem de ser levado a sério e a maior parte dos criadores de conteudo assim como as opiniões dos rappers
são para parecer bem, nós não viemos pareceber bem.
“A nossa ideia é criar conteudo e passar visão, se é mau(para nós),é mau(para nós), esforça-te, trabalha mais e um dia vais ser bom.”
Apesar de muitas vezes entre nós discordarmos uns dos outros.
Wise Wave: Como escolhem quais batalhas de rap comentar e quais critérios utilizam na análise?
Marélios: Por norma as melhores batalhas e/ou aquelas que vão dar para gerar mais controvérsia e conteúdo.
Wise Wave:Que impacto vocês acreditam que os Marélios têm tido no panorama das batalhas até agora?
Marélios : “Kevin De Bruyne”.
Acho que quando estamos ativos, o público que acompanha também está mais ativo, há mais coisas para falar, há mais coisas a acontecer, e é isso que falta.. todos os dias há reportagens de futebol, a Netflix tá ligada para todos, mas battlerap so quando há eventos ou saem batalhas… Nós tamos cá para ocupar os espaços mortos com qualidade.
Wise Wave: Podem me falar qual a recepção e o feedback que vocês têm recebido tanto dos fãs e como dos próprios rappers sobre os comentários do Marélios?
Marélios : O Burnz não quer fazer faceoffs nos marélios UAHAHAH (riso do Tio Pappi), de resto o people tem curtido .Quem gosta realmente de battlerap , tem gostado e percebido o intuito, de vez enquando aparecem algumas pessoas com o ego ferido, mas tá tudo bem nós gostamos de todos!
Wise Wave: Quais são os maiores desafios que vocês enfrentaram ao iniciar o Marélios e como os superaram?
Marélios: Ter uma câmara que o Spicy coubesse.(Brincadeira) O nosso problema é mesmo tempo, temos muitas ideias , mas não conseguimos ser tão regulares, porque maior parte de nós têm muitas responsabilidades fora do grupo.
Acho que com o tempo melhor afinado e consistência, ainda vamos fazer coisas bonitas e chegar a mais people.
Wise Wave: Como surgiu a ideia de criar um evento de batalhas ( previsto para Janeiro) e qual é a visão para esse evento?
Marélios: Nós temos vários contatos, tanto para fazer o evento como para desenvolver os matchups e quisemos juntar o útil ao agradável. (Unir o people, fazer conteúdo que não fosse muito dispendioso, e ter um dia bacano de diversão com batalhas que nao contam para o ranking).
Wise Wave: O que os participantes e o público podem esperar do evento?
Marélios: Uma tarde de battle rap, com boas batalhas, e bom convivio!
Wise Wave: Existem já MCs confirmados para o evento?Se sim, podem nos falar um pouco sobre eles?
Marélios: Já , mas vamos guardar para o cartaz sair. Não podemos revelar muito, só que vai ser um evento para o people se divertir, para quem gosta mesmo de battles e acompanhar os MC´s. Basicamente podem contar com um mix geracional.. são caras que conhecem, e que quiseram de livre vontade estar connosco. O Spicy vai batalhar com o El-Sayed sintonizem!
Wise Wave: Quais são os principais aspectos logísticos e promocionais em que estão focados para garantir o sucesso do evento?
Marélios: Qualidade de som.
Primeiro evento sem brancas.
Boa disposição e Rap a cima de tudo!
Wise Wave: Quais são os critérios que vocês acham que deveriam ser priorizados na organização de uma liga bem-sucedida?
Marélios: Ter uma equipa que vê a liga como uma prioridade, não pode trabalhar apenas um elemento, ou não haver foco. Ter qualidade som e vídeo. Na era dos audiovisuais tem de haver mínimos. Compromisso e palavra. Como qualquer negócio tens de ser levado a sério, para isso tens de levar-te a ti e aos outros a sério. Tem de haver qualidade da parte dos rappers, e seres exigente com a malta que chamas.
Mas o nosso objetivo não é criar uma liga, mas sim conteúdo e bons momentos com o people que curte de battles.
Wise Wave: Como vocês vêm o futuro do Marélios e quais são os planos a longo prazo para o grupo/projeto?
Marélios: Queremos fazer um podcast sobre rap, com convidados não só das batalhas, queremos cobrir todos os eventos e queremos ser mais regulares e apresentar um conteúdo mais diversificado.
Wise Wave: Como é que o público pode apoiar os Marélios e contribuir para o crescimento do projeto?
Marélios: Seguir o nosso canal no youtube, assim como as redes sociais. Contribuir com as presenças nos eventos presenciais. Para o people que se foca em ajudar apenas com o monetário, também pode falar conosco. Nunca tocamos neste ponto porque não tá fácil para ninguém, mas a ajuda de todos pode-nos fazer chegar mais rápido como é óbvio 🙂
Wise Wave:Na vossa opinião, qual é a importância das batalhas para a cultura hip-hop em Portugal?
Marélios: As batalhas quando chegaram tiveram um Boom, e se virmos bem, as batalhas hoje em dia são das coisas mais genuínas e que mais representam os primórdios do hip-hop ,que ainda une people num espaço porque curte rap, curte batalhas , curte de palavras e curte de arte e dos artistas.
No que toca a Portugal, tirando os concertos de verão e alguns do nicho, não temos grandes eventos ao longo do ano, e relembrando que os adultos de hoje cresceram a ver a Liga Knockout , então para Portugal as batalhas são muito importantes para manter a cultura viva. As batalhas de freestyle que começam a ganhar espaço também merecem props, porque é algo muito regular que podes fazer eventos todos os dias e unir a malta.
Tudo isto são batalhas e Hip-Hop a cima de tudo.
Wise Wave: Qual foi a batalha de rap mais memorável que vocês comentaram até agora e por quê?
Marélios: Za vs Burnz
RealPunch vs Jotta R
Estas para nós são importantes , porque reflete um pouco a diferença entre a visão das massas e a visão dos battle rappers e os outros elementos do grupo.
Se forem ver os comentários destas battles na pagina da liga, e ouvir o nosso react, percebem a visão que queremos passar e que para nós muito people precisa ser instruído, e ter noção do que é uma batalha.. uma boa batalha, um bom MC, etc.
Wise Wave: Como vocês avaliam o estado atual das ligas de batalhas de rap em Portugal? Que mudanças ou evoluções vocês têm observado nas ligas?
Marélios: Há 10 anos só havia a Poesia Violenta e a LKO , hoje em dia temos várias rodas de free por todo o país e 4 ligas de batalhas. Acho que temos muitos rappers, mas falta ainda bastante identidade. Os cachets basicamente triplicaram, mesmo os números tendo descido nas plataformas digitais.
Em termos de mudanças que ja aconteceram:
As ligas bem sucedidas já têm foco na qualidade de vídeo e áudio, assim como no bem -estar dos MC´s. (Produto final importa)
Em termos de evolução:
Criarem mais conteúdo monetizado, para haver mais budget para que possam haver mais eventos e cada vez o people mais ligado ao mundo das batalhas
Não podemos ser só um evento pontual , para eu querer saber tenho de ter conteúdo pré-battle, pós-battle.. até nas pausas dos eventos.
Promover melhor as batalhas, e os eventos.(porque ajuda a chamar nos fans e a manter os que já temos).
Wise Wave: Na vossa opinião, quais são os principais desafios que as ligas de batalhas de rap enfrentam atualmente?
Marélios:Manter a consistência tanto de qualidade como monetária. Manter eventos chamativos por exemplo(conceitos-Teams, Vets contra Rookies, etc) O espaço de cada evento ser diferente para ajudar no conceito. Apocalipse evento grande num sítio, Ressureição outro tipo de espaço.
Mas isto é difícil de manter porque não existem muitos apoios extra fans, não há muito investimento nas batalhas e isso torna tudo mais difícil. Ainda props à Monster e à Redbull!
Wise Wave: Quais são os principais fatores que diferenciam as ligas de batalhas de rap em Portugal de outras ligas internacionais?
Marélios:Poder de compra e número de apoiantes. Vês nos States, a quantidade de pessoal que vive aquilo assim como em Angola ou Moçambique. Lá os battle rappers são profissionais. E as pessoas apoiam como tal. Aqui é o nosso hobbie a qualidade e compromisso nunca será o mesmo para muita gente.
A mentalidade dos nossos ouvintes. O nosso ouvinte de battle, muitas vezes não é ouvinte de rap. Porque rap em Portugal sempre foi algo de nicho, assumiu-se tarde. Muitos dos nossos ouvintes querem rir ou aprender uma dica para levar para a escola, assim como apoiar apenas um MC e não disfrutar de rap e do melhor rapper.
Quando os apoios mudarem e a mentalidade mudar temos tudo para ser grandes.
Wise Wave: Como vocês percebem a recepção do público em relação às batalhas de rap atualmente?
Marélios:Falo apenas do público dos eventos(porque os do youtube são anónimos e maior parte do people comentador de bancada esconde a cara para dizer porcaria.) O público dos eventos, muitos já são amigos dos rappers e lá está, já fazem parte do nosso dia-a-dia, sendo um nicho tornou-nos mais próximos, e pela nossa experiência alguém que vá a um evento, volta sempre para repetir. Fica a dica o que se passa ali é lindo e merece ser vivido.
Wise Wave: Vocês acreditam que há espaço para novas ligas de batalhas de rap no cenário atual?
Marélios: Claro que sim.
Se quiserem trazer qualidade, e tudo o que já apontámos a cima , algo que vem para adicionar tem sempre lugar, faz com que em vez de um bolo de 4 fatias tenhamos de fazer um maior para caberem 5 e isso é otimo para a cultura