Entrevistamos um dos nomes mais dinâmicos e criativos do rap no Porto. Limbu, além de ser um talentoso artista, é o organizador da Multiversus, uma liga de batalhas de rap que tem conquistado a cidade e elevado o movimento a novos patamares. Com uma visão inovadora e uma paixão pelo hip-hop, Limbo tem reunido MCs de todo o país para batalhas intensas que misturam arte, cultura e competição. Nesta entrevista, ele fala sobre a trajetória e impacto da Multiversus e o futuro da mesma, uma liga que tem elevado o rap no Porto.

Wise Wave: Quais são os maiores desafios que enfrentas ao organizar batalhas de rap em Portugal? E obstáculos?
Limbu: O maior desafio é mesmo fazer acontecer e tudo o que envolve a construção de um evento.
No início era bem pior. Haviam menos contactos, recursos e menos mc’s interessados. Felizmente, as coisas hoje são um pouco diferentes (para melhor), uma vez que conquistamos alguma credibilidade. Aproveito para agradecer aos primeiros mc’s que acreditaram na MV que fizeram com que outros quisessem vir atrás.
Embora as batalhas escritas tenham mais legado no sul do país, felizmente, houve a brilhante ideia de criar a One Way e muitos talentos estão a surgir no Porto porque experimentam escrever uma ronda e batalham nas rodas de freestyle, para muitos deles as suas zonas de conforto. Ficamos super orgulhosos em ver emergir alguns nomes e conseguirmos contribuir para o battle rap num panorama nacional onde vemos mc’s que começaram na Multiversus a dar frutos noutras Ligas. Um dos obstáculos é mesmo marcar datas ter tudo alinhado chegar ao dia e a uma hora de abrir as portas dizerem me que não podem vir porque não escreveram nada.
Wise Wave: Quais são as tuas expectativas para o futuro do rap e das batalhas em Portugal?
Limbu: Tenho esperança que num futuro possa existir algo a nível nacional, onde as iniciativas coexistam sem andarem a chocar umas com as outras, onde sejam criadas sinergias. Tenho esperança que a inflação seja combatida ao criarem várias fontes de rendimento que façam pelo menos os eventos serem auto-sustentáveis. Que surja novo público que goste de ir a eventos apoiar genuinamente as iniciativas e os MC’s.
Wise Wave: Qual é a importância das batalhas de rap no desenvolvimento dos artistas e da cultura hip-hop em Portugal?
Limbu: Qualquer movimento de batalhas acaba por gerar faíscas entre pessoas. Nestes meios há bastante networking entre pessoas talentosas. Partilha de conhecimento e ligações genuínas são a chave. Depois temos alguns exemplos de mc’s que têm portas abertas a partir do momento que começam a evoluir e mostrar o compromisso na preparação para as batalhas.
Há poucos exemplos de mc’s que fizeram carreira depois de surgirem nas batalhas escritas. Penso que começou a haver cada vez mais a distinçao entre battle rapper e rapper. Surgiu provavelmente uma nova vertente do hip-hop, o battle rap.
Wise Wave: Como vês a evolução do rap em Portugal nos últimos anos?
Limbu : Vejo de uma forma bastante positiva, claro. Graças a sementes plantadas no passado e algumas pessoas, hoje em dia o hip-hop é o estilo de música mais ouvido em Portugal.
Wise Wave: Como surgiu a ideia de criar a Multiversus e qual foi a tua motivação principal? Conta-nos sobre a origem da Multiversus e o que te inspirou a começar este projeto.
Limbu: Desde 2010 que me tornei mega fã da vertente escrita com o aparecimento da LKO, acompanhando desde aí o cenário.
Passado uns anos, quando voltei a ganhar o bichinho, senti que havia a necessidade de existirem batalhas escritas na zona Norte do país. Por essa altura estava mais envolvido no freestyle com a Roda Universo (<3), e pedi-lhes ajuda para criar a Multiversus. Aos poucos a Multiversus começou a acontecer trimestralmente. Hoje, seguimos caminhos diferentes devido à falta de tempo, mas sabem que podem sempre contar comigo para o que for preciso. Montei o meu staff e tento dar a minha visão, criar palcos no norte do país e continuar a remar contra a maré e fazer acontecer. Isso para mim é o fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *