DJ Allexia tem-se destacado como uma das artistas mais promissoras e inovadoras. Como DJ e beatmaker,  conquistou o público com o seu estilo único e  diferencia-se ainda mais por ser a única artista em Portugal a incorporar a técnica de scratch nas suas performances. Nesta entrevista exclusiva para a Wise Wave Productions, DJ Allexia falou-nos  sobre o seu percurso, desafios, inspirações e o que a motiva a continuar  a revolucionar a música eletrónica com a sua arte.

Wise Wave: Como defines o teu estilo musical? E como vês a evolução desse estilo ao longo da tua carreira?
DJ Allexia :Defino o meu estilo musical como uma fusão do Scratch com vários estilos musicais, nos quais o Hip Hop é predominante. Ao longo da minha carreira o meu estilo evoluiu na medida em que explorei novas técnicas e trabalhei com diferentes artistas. Cada experiência e projecto trouxe novas ideias o que me permitiu manter-me criativa e autêntica no que faço.
Wise Wave:Como avalias a música, em especial o hip-hop em Portugal? Quais são as particularidades e desafios do mercado português?
DJ Allexia: A música no geral, e o Hip-Hop em particular, tem crescido muito em Portugal nos últimos tempos. Assistes a uma diferença de estilos e de expressões dentro do género, por exemplo na zona Norte e na zona Sul. No entanto o mercado português acaba por ter sempre a dificuldade em furar em mercado internacionais, e penso que este é o maior desafio.
Já no beatmaking não existe tanto essa barreira, e vês já muitas colaborações entre produtores portugueses com pessoal de fora. Acho que vai existindo sempre uma evolução e que o mercado português começa a ganhar mais destaque, uma vez que temos muito bons produtores na tuga.
Wise Wave: Como é a tua preparação antes de uma atuação importante ? Existe algum ritual ou hábito que segues?

DJ Allexia:O meu ritual é mesmo verificar que levo o equipamento todo para o gig… Sou aquela pessoa que leva sempre cabos extras, agulhas extra, carregadores do pc, telemóvel, stickers para marcar os discos, enfim, não falta nada no meu kit!
Desde que comecei a passar som, antes de qualquer atuação, tenho uma música que oiço sempre, que me faz sentir que aquele momento é meu.
Wise Wave: Quais são os teus próximos projetos? Algum novo workshop, lançamento musical ou evento que podemos esperar?

Dj Allexia: Estou muito ansiosa por partilhar o que aí vem… Além da presença em festivais, no próximo ano vou continuar a conduzir novos workshops pelo país, o que vai permitir que mais pessoas tenham oportunidade de explorar o mundo do djing e do scratch. Além da formação, estou também a terminar uma colaboração num álbum, então fiquem atentos que quanto menos esperarem está cá fora para poderem ouvir!
Wise Wave: Em 2023, apresentaste-te no Sumol Summer Fest com as Guerrilla Girls. Como foi essa experiência? Podes nos contar mais sobre a colaboração com as Guerrilla Girls?
DJ Allexia: As Guerrilla Girls foi um grupo que foi criado especialmente para a 13º edição do festival Sumol Summer Fest para prestar homenagem a um grupo de mulheres que combateu a desigualdade de género, e contava comigo como dj e mais 6 rappers femininas. Foi uma experiência incrível sem dúvida!
Wise Wave:Como te vês nos próximos anos? Quais são as tuas maiores ambições para a tua carreira?
Dj Allexia: Vejo-me a expandir a minha influencia na música, especialmente no scratch e no beatmaking. Quero aprofundar a minha técnica e explorar novas colaborações com artistas que admiro.Tenho sempre a ambição de levar a minha arte a um nível internacional, e continuar a crescer como artista.
Tenho ambição em começar a entrar em competições de scratch num nível superior, pelo que acontecerá a seu tempo.
Wise Wave: Sendo a única mulher DJ em Portugal a fazer scratch, que legado gostarias de deixar no panorama musical?

DJ Allexia: Gostava de deixar a minha marca claro! Quero mostrar que independentemente do género é possível marcar a diferença, e inspirar outras pessoas a seguirem os seus sonhos na música. Quero que a minha trajectória seja uma referencia para futuras gerações e contribuir para a evolução da cultura Hip Hop em Portugal.
Wise Wave: Como as redes sociais têm tido impacto na tua carreira? Como é que as utilizas para interagir com o teu público e divulgar o teu trabalho?

DJ Allexia: Hoje em dia as redes sociais têm um impacto significativo na carreira de um artista, porque através delas consegues conectar-te com o teu público, partilhar novidades, projetos, datas de atuações, além de que, consegues chegar a mais público, dependendo da rede social que estás a usar.
Pessoalmente não ligo à questão do números de seguidores. Os meus seguidores são orgânicos e isso permite-me interagir mais facilmente com eles e sentir que estou realmente a partilhar algo puro com pessoas que se interessam pela arte.
Wise Wave: – Que conselho darias para as mulheres que estão a começar na música ou no scratch em particular?

DJ Allexia : Um conselho que dou sempre para o público em geral é sejam persistentes, não queiram saber fazer tudo no inicio, disfrutem o caminho da aprendizagem, porque a cada conquista, sentes mesmo que estás a evoluir e isso dá-te um sentimento altamente. É normal falhar, mas com a prática, a evolução vai chegando.
Diria também para serem curiosos, que aprendam as bases do djing, o porquê das coisas, e que conheçam o material com que trabalham. Isso vai ajudar bastante mais tarde quando existirem problemas, porque vai-te dar uma confiança e tranquilidade quando sobes ao palco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *