Apresentamos nesta edição da nossa rubrica “Os Mosqueteiros”, um grupo que tem ganho destaque  no cenário do Battle Rap em Portugal. Composto por Ângelo, Deli, e Charuto, o projeto nasceu de uma forte amizade e da paixão partilhada pelas batalhas de rap. Ao longo da entrevista, eles contam-nos sobre a origem do grupo, os seus objetivos, e o impacto que têm gerado na cultura hip-hop. Não percam esta conversa exclusiva com três das vozes mais influentes do Battle Rap em Portugal. 

Wise Wave: Como surgiu a ideia de criar os Mosqueteiros e qual foi a inspiração por trás do projeto e o porquê do nome escolhido?
Mosqueteiros: A ideia de criar ” Os Mosqueteiros” começa no Ângelo que já reagia a algumas batalhas sozinho até ao dia em que o Deli sugere participar num React uma vez que haviam vários pormenores que passavam despercebidos ao Ângelo. Entretanto o Ângelo fez o convite ao Deli para que fossem feitos mais Reacts em conjunto. O Charuto junta-se mais tarde, após uma ideia do Deli que via nele uma pessoa que sabia o que estava a dizer e demonstrava conhecimento da cultura.
A inspiração no projeto foi o enorme laço de amizade que foi criado que serve de combustível e motivação até aos dias de hoje em cada Live feita.
Relativamente ao nome escolhido o mesmo foi atribuído num comentário do Youtube no nosso canal feito por um espectador assíduo das nossas Lives Edi Coutinho. Achámos engraçado e desde aí ficou.

 

Wise Wave: Quais são os principais objetivos dos Mosqueteiros ao comentar batalhas?
Mosqueteiros: O principal objetivo dos Mosqueteiros ao comentar as batalhas passa por nos divertirmos a opinar sobre algo que gostamos. Depois temos como objetivos demonstrar ao público que não estamos cá para “educar” ninguém e que não há propriamente uma forma correta de analisar as batalhas, pois cada um tem a sua forma de análise e os seus critérios para avaliar /definir a sua opinião. Desta forma nós procuramos sempre dar a nossa opinião de forma construtiva tanto para o público como para o Battle Rapper que está a ser avaliado por nós.
Wise Wave: Podem me falar qual a recepção e o feedback que vocês têm recebido tanto dos fãs e como dos próprios rappers sobre os comentários do Mosqueteiros?
Mosqueteiros : Felizmente grande parte do Feedback já recebido até hoje foi positivo/construtivo. Estamos conscientes de que nem tudo o que fazemos é perfeito mas procuramos sempre justificar o nosso pensamento de forma a manter a credibilidade da nossa opinião ao invés de dizermos “porque sim”. Sempre recebemos todos os comentários da melhor forma, é bastante gratificante sentir que não estamos sozinhos nisto e que conseguimos dar voz a quem nem sempre tem o seu espaço de fala. Por vezes sentimos que a nossa opinião não é recebida da forma correta por alguns battle rappers talvez por ego porém a nossa parte é mesmo esta. Resumindo, tanto Battle Rappers como quem nos apoia, num geral são sempre cordeais.

 

Wise Wave: Quais são os maiores desafios que vocês enfrentaram ao iniciar o Mosqueteiros e como os superaram?
Mosqueteiros : Ao longo destes anos, desde o retorno do Battle Rap, o nosso maior desafio foi manter a assiduidade no conteúdo e podermos sentir que não estamos em divida para com quem nos assiste. Sabemos que por vezes somos a companhia de alguém e que há sempre uma ou outra pessoa que espera pela nossa próxima Live. O maior desafio passa mesmo por conciliar os horários de três pessoas com vidas bastante diferentes. Tivemos também como desafio melhorar a qualidade num geral, desde a apresentação dos Layouts, a forma como a opinião é dada mantendo sempre um equilíbrio de forma a não sermos mal interpretados pois ao fim do dia somos apenas uns fãs do movimento.
Wise Wave: Como é que o público pode apoiar o Mosqueteiros e contribuir para o crescimento do projeto?
Mosqueteiros: O melhor apoio que nos podem dar é sem dúvida a presença nas nossas Lives, tudo o resto será sempre um acréscimo. Temos os links das nossas redes sociais onde podem acompanhar o nosso trabalho, neste caso o Deli a nível musical e o Ângelo no que toca às Lives de React/Gameplay. Por último temos um link que permite a quem quiser contribuir com uma doação para o próximo objetivo que é adquirir uma Cam de vídeo que nos possibilitará criar outro tipo de conteúdo.
Wise Wave: Na vossa opinião, qual é a importância das batalhas para a cultura hip-hop em Portugal?
Mosqueteiros: As batalhas são muito necessárias para o crescimento da cultura! A melhor resposta que podemos dar a esta pergunta é mesmo o impacto que teve o regresso das batalhas após a grande pausa que houve. As batalhas acrescentam muito, abrem portas a nível profissional a algumas pessoas, permitem que haja uma competição de skill o que por si só já “obriga” a trabalhar o pen game, a performance, a teatralidade, o controlo do público entre muitas outras características.
 
Wise Wave: Qual foi a batalha de rap mais memorável que vocês comentaram até agora e porquê?
Charuto: El Sayed vs Edi Ventura
Deli: Real Punch vs Abismal
Ângelo: Real Punch vs Abismal
Mosqueteiros: Temos opiniões idênticas mas cá vai. As batalhas por nós escolhidas são as mais memoráveis seja pelos artistas que nos ofereceram um grande espetáculo, uma batalha para ver e rever vezes sem conta ou seja pela forma como sentimos a Live no dia em que a mesma foi gravada.
 
Wise Wave: Como vocês avaliam o estado atual das ligas de batalhas de rap em Portugal? Que mudanças ou evoluções vocês têm observado nas ligas ?
Mosqueiros: Sentimos que estamos longe do nosso auge, que claramente conseguimos ainda melhorar bastante mas que terá de haver também uma enorme vontade de melhorar e de sair da zona de conforto. Existiram evoluções tais como a criação de um Patreon onde o conteúdo é colocado antecipadamente, as qualidades de imagem e áudio melhoradas, o projeto do barra a barra entre outras coisas que sem dúvida vemos como importantes para a evolução do game. Ainda assim acho que poderia ser mais explorada a participação de quem cria conteúdo na internet, somos suspeitos para falar mas a verdade é não começamos a fazer este conteúdo ontem. Não somos também os únicos mas vejo pouca participação de quem está deste lado.
Wise Wave: Na vossa opinião , quais são os principais desafios que as ligas de batalhas de rap enfrentam atualmente?
Mosqueiros: Através do que é possível observar, tendo em conta que não somos os melhores para falar sobre este tópico uma vez que não somos organizadores de nenhuma liga, as ligas têm como desafio o compromisso com o público, a assiduidade com que é lançado conteúdo, oferecer muitos mais eventos de qualidade mesmo sabendo que financeiramente não é o mais fácil. Implementar uma estratégia que permita à liga ser autossustentável.
Wise Wave: Quais são os principais fatores que diferenciam as ligas de batalhas de rap em Portugal de outras ligas internacionais?
Mosqueteiros: Voltando aqui um pouco à resposta anterior, o principal fator que nos diferencia das ligas internacionais passa mesmo pela assiduidade com que são feitos os eventos. Tivemos perto de realizar uma batalha aqui em Portugal com a presença de um nome grande (Dizaster) que naturalmente tem o dobro ou triplo de batalhas feitas quando comparado a um Battle Rapper Português. Achamos que este seja um fator que cria logo uma enorme diferença e preparação para uma battle. Temos outros fatores tais como a organização, a forma como são realizados os Face-Offs que é o que “vende” a batalha antes da mesma acontecer. Estamos muito melhores neste ramo, mas não nos podemos acomodar.
Wise Wave: Como vocês percebem a recepção do público em relação às batalhas de rap atualmente?
Mosqueteiros: As batalhas evoluíram mas não evoluíram sozinhas. Felizmente o público evoluiu, temos um público muito mais exigente com as rimas, um público que já prioriza as construções, os esquemas rimaticos, a forma como se chega à punch. Acho que em muito pouco ou até mesmo em nada se pode culpar o público pela forma como atualmente recebe e reage às batalhas, isto falando claramente num geral.
Wise Wave: Vocês acreditam que há espaço para novas ligas de batalhas de rap no cenário atual? Como as ligas de batalhas de rap podem se reinventar?
Mosqueteiros: Curiosamente esta é mais uma pergunta que também já discutimos entre nós. Neste momento podemos contar com duas ligas que estão ativas, sendo elas a Liga Multiversus no Porto, a Liga Knockout em Lisboa e a Street Rage no Entrocamento , apesar de ter sido a Smoking Bars que permitiu o retorno das batalhas e sem dúvida que é a principal responsável por esse feito, infelizmente anda um pouco apagada. Respondendo de forma mais direta à questão achamos que não existe necessidade de serem criadas mais ligas, existe sim a necessidade de melhorar e fortalecer as que já existem e só ai se deverá pensar na criação de outras. Com isto não queremos deixar de reconhecer o trabalho e esforço de outras ligas que já estão criadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *