Temos a honra  estrear a nossa rubrica de entrevistas com Facto BSJ, um produtor musical talentoso e inovador, que tem se destacado no cenário do rap e produção musical em Portugal. Como primeiro produtor a ser entrevistado no nosso blog, partilhou conosco o seu percurso na  música, revelou -nos as inspirações e desafios que moldaram o seu caminho. Não percam esta entrevista exclusiva e inspiradora com um dos nomes mais promissores da produção musical portuguesa.

Wise Wave: Como começaste na produção musical e no rap? Qual foi a tua maior inspiração?
Facto BSJ: Comecei na produção musical por influência do HD BSJ e do Fringas BSJ , ambos começamos a querer fazer coisas, e na altura o HD como sempre foi o mais habilidoso de todos com PC’s , conseguiu arranjar o FL Studio, que para nós, era o maior quebra cabeças de sempre . Até que ele tinha um DJ amigo, que lhe deu as primeiras bases, e ele com essas bases ajudou-nos a nos também a começar . O tempo foi passando e do nada, eu e o Fringas dia sim dia sim, aparecíamos com um beat novo , um fazia mostrava ao outro e vice versa, e andávamos sempre numa de ” naaa vou ter de fazer melhor que isso” , competição saudável, e se um aprende-se algo novo, ensinava de imediato o outro. Era algo super orgânico . Além dos nomes que citei, o Fringas e o HD . Fora do meu círculo, não só como rapper o Sam the Kid era a maior referência que tinha como beatmaker , assim como J Dilla , Illmind , DR DRE entre outros, com o tempo essa lista foi aumentando e até mudando. Mas diria que inicialmente esses foram nomes que me influenciaram muito .
Wise Wave: Quais foram os maiores desafios que enfrentaste até agora no teu percurso na música? Qual é a conquista que mais te orgulhas?
Facto BSJ: Entre muitos desafios como manter foco não deixar morrer a chama/folgo e motivação, acho que um dos maiores desafios tem sido conseguir chegar às pessoas, seja como produtor seja como rapper, não se trata propriamente de uma questão de números mas sim de chegar e tocar nas pessoas . Já fiz algumas coisas que me orgulhei, mas uma delas foi ter tido sempre força de vontade para me tornar auto didata, mesmo sem estudos, procurar saber descobrir e desenvolver a minha essência de forma a sentir que tenho qualidade para fazer boa música com isso ajudar-me a mim, e aos que estão comigo e que eu acredito 100% no talento deles.
Wise Wave: Recentemente lançaste a faixa “Só de leve” com o RealPunch, podes contar-nos como surgiu essa colaboração?
Facto BSJ: A música “Só de leve ” com o RealPunch surgiu de forma muito natural, nós costumamos às vezes estar no Discord onde eu me ponho a mostrar beats, e neste caso eu mostrei-lhe esse beat que tinha feito nesse dia, e ele logo no primeiro drop sentiu bastante a cena, e eu ofereci-lhe de imediato o instrumental. Outro dia mais tarde, ele mostrou-me parte do verso que já tinha escrito e eu comentei com ele que por acaso tinha também umas 4 barras que sentia que entrava bem ali e ele logo naquele momento disse-me ” acaba isso puto e vamos matar o beat os dois ” e assim foi.
Wise Wave: Como é o teu processo criativo ao produzir músicas para outros artistas? Segues algum método específico?
Facto BSJ: Não sigo nenhum método específico . Às vezes tanto pode começar por uma demo que tenha por exemplo só uma ideia de refrão em cima de um instrumental da net em que retiramos o instrumental e começo a construir a partir da voz algo totalmente diferente mas que encaixe na ideia pretendida . Como outras vezes também tenho já instrumentais feitos e pessoal gosta logo e flui por ali . Cada rapper tem a sua forma de fazer as coisas e de fluir, e eu tento entender e servir a formula de cada um . Sendo rapper também torna mais fácil porque eu próprio também não uso sempre o mesmo método para criar algo de raiz .
Wise Wave: Também vais lançar uma EP a solo. O que te motivou a lançar uma EP neste momento? Que temas e sonoridades se pode esperar deste trabalho?
Facto BSJ: Sinto que o meu lado de produtor tem adiado o meu lado enquanto rapper, e sinto há muito tempo a falha de não ter um projeto que considere sólido mais o facto de não ter nenhum projeto físico, numa altura em que senti que tinha algo para dizer e tinha vontade de colmatar essa lacuna, pus mãos a obra sem saber muito bem por onde iria . Mas cheguei ao fim, e consegui a conexão que queria entre faixas e a ideia num todo . Resumidamente este EP é uma amostra do que seria um álbum meu . Vão poder encontrar desde drill a boombap trap, fundamentalmente , vão ouvir um pedaço de mim . Mais pessoal e emocional como também o meu lado egotripping e punchliner .
Wise Wave: Como surgiu a ideia para o projeto ProdByFacto? Qual foi a inspiração por trás dele? Como selecionaste  os artistas que participam no ProdByFacto? Existe algum critério específico?
Facto BSJ: Eu tenho muitas ideias que adorava realizar mas infelizmente é difícil chegar a tudo, principalmente financeiramente sendo nós 100% independentes. Mas eu sempre quis ter um espaço onde convidava artistas a meu gosto para trabalhar. Sempre gostei de coisas com animações, e lembro-me de ter visto um som do Aitch na Daily Duppy (acho que é isso) e ter pensado ” porra isto era mesmo dope fazer cá ” é claro que tamos muito distantes em termos visuais daquela qualidade, mas bati algum crânio sobre como poderia fazer algo do género mesmo que de forma mais “básica” , até que arranjamos uma tela verde do nada, e experimentei e vi que dava para fazer algo dali e tenho estado a aprender de episódio para episódio .
Wise Wave:Quais foram os maiores desafios que enfrentaste na produção dos episódios do ProdByFacto? Como tem sido a recepção do público ao projeto? Recebeste algum feedback que te surpreendeu? Qual foi o teu episódio favorito de produzir até agora e porquê? Qual foi o maior aprendizado ao longo dos seis episódios?
Facto BSJ: Um deles foi conseguir garantir o mínimo de qualidade de vídeo sendo que eu tenho pouca ou nenhuma experiencia nesse ramo com isso acresce o desafio a que me propus de soltar um episodio por mês , foi um desafio a que me propus e consegui! Não é fácil fazer instrumental captação mix e master mais vídeo e no caso do último episódio tudo isso mais escrever. Mas no fim a satisfação pessoal é muita !
 
Wise Wave: Mencionaste a possibilidade de uma segunda temporada. O que podemos esperar de novo e diferente nela? Como vês o impacto do ProdByFacto no panorama do rap nacional? Acreditas que pode ajudar a revelar novos talentos?
Facto BSJ: Talvez possa acontecer sim uma segunda temporada sim, mas não para já e muito dificilmente este ano. Tenho algumas ideias dispersas na mente das quais prefiro não abordar já sem certezas . A ideia seria além de mostrar talentos escondidos como mostrar que há pessoal nas batalhas que podes fazer bons sons, mas infelizmente sinto que o impacto foi quase nulo, visto que a menção ao conteúdo por parte de grandes plataformas ou até pessoas relevantes no cenário foi quase nulo .
 
Wise Wave: Como é que tua a experiência como battle rapper influenciou o teu percurso no rap e o teu estilo de produção?
Facto BSJ: As batalhas fizeram com que saísse do ” quarto” com o meu rap pela primeira vez, eu já fazia beats e rimas mas as batalhas ajudaram-me a contactar com mais rappers com os quais comecei a trabalhar o que sinto que aumentou a minha sense como produtor.
 
Wise Wave:O que te levou a entrar no mundo das batalhas? 
Facto BSJ: A minha maior referência no rap desde sempre foi o Eminem, eu sempre gostei desse lado do rap, ataque resposta punchlines , o feeling de uma battle a sério, sempre foi algo que adorei. E quando vi que ia acontecer cá em Portugal, o bichinho apareceu logo, demorou um bocado até dar o primeiro passo, mas era inevitável, quem me conhecia sem ser pelo rap chegava a dizer que não era surpresa nenhuma para eles ver-me ali .
 
Wise Wave: Ainda tens interesse de participar em batalhas? Quais são os teus planos para o futuro neste aspecto?
Facto BSJ: Ainda penso nisso, por um lado gostaria de um dia fazer pelo menos mais uma. Mas de momento, olhando para o cenário e o estado do mesmo, não me motiva nada a batalhar, embora ache que me falta uma batalha clássica no currículo , alguém do top tier onde fosse como underdog, alguém que me inspirasse a querer voltar aos ringues, que não fosse uma batalha só porque sim, sendo que há que dar oportunidades à malta mais nova no game, mas sinto que já o fiz diversas vezes e se algum dia voltar terá de ser algo dentro dessas condições .
 
Wise Wave: Como vês a evolução do battle rap em Portugal? Quais mudanças que destacas mais ao longo destes anos?
Facto BSJ: Não são só coisas negativas, felizmente battle rappers já vão recebendo bem mais tendo em conta o que nós recebíamos para fazer batalhas no outro lado do país . Há mais qualidade de vídeo e áudio, nota-se uma preocupação das ligas em que haja minimamente bons cenários e condições para a realização das batalhas, mas por outro lado sinto que muito battle rapper não leva isto a sério . Posso parecer um pouco inflexível mas a verdade é que em 2024 aceitarmos tantas brancas , legitimar o uso do telemóvel são dois pontos que para mim começam a ser inaceitáveis e que tira muito a credibilidade aos olhos de um público mais geral, que confiança se transmite ao público para pagar um bilhete onde passam horas a fio em pé e onde as bebidas não são tão acessíveis a toda a gente para ver um espetáculo onde há sempre alguém que com essas falhas na preparação? Tudo isso são pequenos pontos que fazem a diferença no desenvolvimento do game, enquanto há coisas que finalmente já existem e faltaram muito antigamente também há muita coisa que precisa urgentemente de ser mudada. Não são só as organizações que tem de responsabilidade nós battle rappers temos de ser os primeiros a levar isto a sério .
 
Wise Wave: Quais são os teus planos e objetivos para o futuro, tanto na produção quanto no rap?
Facto BSJ: Para já, depois do single “Tou na minha” em colaboração com o meu bro Nxbxdy , saíu a  9 de agosto um pequeno EP “MYWAY” em colaboração com os meus bros Davinci e Nxbxdy, saíu tudo no spotify mas os vídeos serão lançados durante as duas primeiras semanas após o lançamento no spotify, a seguir cada um (Nxbxdy e Davinci) estarão a trabalhar em projetos a solo enquanto eu preparo o lançamento do meu EP a solo que terá o nome de “Contra luz ” será lançado ou em setembro ou outubro (ainda não temos data definida) , fora outros singles de mais pessoas que estão a ser trabalhados como sons do SäoOneArt, Nep, Edi Ventura Melro etc … Após isto, logo vemos o que nos reserva, dependerá também muito de como vai mudar a minha vida pessoal até lá , mas é certo que iremos continuar no foco . Até ao final do ano o meu canal terá o dobro dos sons que tem lá de momento.
 
Wise Wave: Quem são os teus três artistas favoritos, de qualquer género, e porquê?
Facto BSJ: 3 . Apenas 3 . Difícil . Eminem – A minha maior referência em vários aspectos . Melhor do mundo , Homem é Diabólico . Sam the Kid – Razões obvias, melhor álbum de Hip-Hop Tuga de sempre, e a minha maior influência no meu começo a par com o Eminem . Desde me identificar com a questão de ser autodidata, tanto como forma como primou sempre pela sua arte e a forma me “educou” sobre o que era uma boa escrita . Hoje talvez não seja o que mais ouço mas muita coisa que aprendi com ele ainda trago comigo até hoje . 3-Aqui podia por tantos, Regula, Halloween até o Xeg pela forma como me marcou com projetos como o Ego triping e visão clara, como podia por Notorious B.I.G, Racionais, é difícil para mim . Todos esses tiveram muita importência para mim e faltam aí uns quantos nomes .
 
Wise Wave: Qual é o equipamento ou software de produção que consideras indispensável?
Facto BSJ: Dá-me um portátil (FL),uma focusrite,um microfone e uns phones e não me queixo . 
Durante muitos e muitos anos fiz música e tinha até menos que isso .
 
Wise Wave: Se pudesses colaborar com qualquer artista do mundo, quem seria e porquê?
Facto BSJ: Se é para sonhar então, Eminem, um dos únicos defeitos dele para mim ultimamente tem sido a escolha de beats. Juro. Ia dar muito Banger ao homem ! E continuando nesse sonho, Billie Eilish, o último álbum dela está incrível e é algo totalmente fora do que seria a minha cena e tem-me inspirado a explorar cenas bué diferentes, e ter aquela voz “ao dispor” deve ser incrível fora a máquina que ela é a fazer música . E para dar um nome em português , Hollywood , sinto que conseguiria acompanhá-lo numa cena crazy !
 

Para saberem mais sobre o Facto BSJ, sigam-no nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *