Wise Wave: Como começaste na produção musical e no rap? Qual foi a tua maior inspiração?
Facto BSJ: Comecei na produção musical por influência do HD BSJ e do Fringas BSJ , ambos começamos a querer fazer coisas, e na altura o HD como sempre foi o mais habilidoso de todos com PC’s , conseguiu arranjar o FL Studio, que para nós, era o maior quebra cabeças de sempre . Até que ele tinha um DJ amigo, que lhe deu as primeiras bases, e ele com essas bases ajudou-nos a nos também a começar . O tempo foi passando e do nada, eu e o Fringas dia sim dia sim, aparecíamos com um beat novo , um fazia mostrava ao outro e vice versa, e andávamos sempre numa de ” naaa vou ter de fazer melhor que isso” , competição saudável, e se um aprende-se algo novo, ensinava de imediato o outro. Era algo super orgânico . Além dos nomes que citei, o Fringas e o HD . Fora do meu círculo, não só como rapper o Sam the Kid era a maior referência que tinha como beatmaker , assim como J Dilla , Illmind , DR DRE entre outros, com o tempo essa lista foi aumentando e até mudando. Mas diria que inicialmente esses foram nomes que me influenciaram muito .
Wise Wave: Quais foram os maiores desafios que enfrentaste até agora no teu percurso na música? Qual é a conquista que mais te orgulhas?
Facto BSJ: Entre muitos desafios como manter foco não deixar morrer a chama/folgo e motivação, acho que um dos maiores desafios tem sido conseguir chegar às pessoas, seja como produtor seja como rapper, não se trata propriamente de uma questão de números mas sim de chegar e tocar nas pessoas . Já fiz algumas coisas que me orgulhei, mas uma delas foi ter tido sempre força de vontade para me tornar auto didata, mesmo sem estudos, procurar saber descobrir e desenvolver a minha essência de forma a sentir que tenho qualidade para fazer boa música com isso ajudar-me a mim, e aos que estão comigo e que eu acredito 100% no talento deles.